sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Joana Darc há muitas!

Ontem desloquei-me a um Centro de Saúde de Viseu e nele ouvi chamarem para atendimento alguém de nome Joana Darc. Não me consegui conter e falei alto aquilo que pensei. Proferi o seguinte: "Joana D'Arc renascida?" E alguém meio a brincar, perguntou onde estava a pira.
Esta senhora de nome completo Joana Darc Alves, teria uns 40 anos ou mais, usava trança negra e pelo tom de pele e vestuário informal aparentava ser brasileira.

Joana D'Arc foi uma guerreira e mártir, e por ouvir vozes de anjos e santos foi acusada de bruxaria e foi morta em 1431. Foi canonizada em 1920 e tornou-se a padroeira de França.

Sei que existem nomes menos bonitos, embora não seja o caso desta Joana. Somente acho estranho baptizarem pessoas com nomes de personagens da nossa História. Não achais?
Pelos vistos há inúmeras pessoas com o nome Joana Darc. Basta fazer uma pesquisa aqui na net e já se encontram várias, e certamente haverá outras que aqui não aparecem porque não são internautas.
Pergunto-me se escolhem o nome da Santa Joana D'Arc para baptizarem uma filha, porque apreciam a valentia dessa personagem, ou se quererão que esta seja a Santa protectora da criança a quem dão o mesmo nome?!

Sem comentários:

Enviar um comentário